Deputado Picarelli cobra mais fiscalização sobre descarte de lixo hospitalar em MS

Imagem:
28/08/2015 - 14:55 Por: Janaina Garcia    Foto: Roberto Higa

O deputado estadual Maurício Picarelli (PMDB) voltou a cobrar das autoridades responsáveis que fiscalize e faça cumprir a lei de sua autoria 1.807 de 97, que torna obrigatória a incineração do lixo hospitalar em Mato Grosso do Sul. O pedido foi feito nesta semana, após o parlamentar receber a denuncia de que várias seringas com agulhas, algumas até com sangue, estariam sendo jogados irregularmente na rua em um bairro da Capital, colaborando para a propagação de doenças e deixando a população, principalmente crianças expostas a todo tipo de contaminação.

O parlamentar classificou a atitude como criminosa, e por essa razão vai comunicar o fato à autoridade policial competente, para que seja apurado o ilícito, uma vez que , ninguém próximo ao local soube informar quem descarregou o material, nem o hospital de que ele é proveniente.

LEI - Picarelli lembra que sua lei é bastante simples e aplicável. O lixo hospitalar deve ser obrigatoriamente incinerado, com local adequado, designado pela secretarias municipais de saúde. Pela proposta , o descarte de resíduo hospitalar pode ser punido desde advertência até multa de R$ 7.490,00. " O objetivo é proteger a população de doenças e contaminação desses resíduos que, às vezes costumam ser depositados com lixo comum e jogados em qualquer espaço da cidade"
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.