Médicos do Hospital do Câncer promovem palestra e atendimentos em Naviraí

Imagem: Onevan, médicos do Hospital do Câncer e senhoras da Rede Feminina
Onevan, médicos do Hospital do Câncer e senhoras da Rede Feminina
23/03/2009 - 12:39 Por: Fernando Ortega - DRT/MS: 34 (Assessor de Imprensa do Gabinete)    Foto: Assessoria

(Assembléia Legislativa – 23/03) – A convite do deputado estadual Onevan de Matos, da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Naviraí e da vereadora Leila Matos, os médicos do Hospital do Câncer de Campo Grande, Adalberto Abrão Siufi (diretor geral), Luiz Felipe Terrazas Mendes e Issamir Farias Saffar, promoveram uma palestra na Câmara, na sexta, e o atendimento a 60 pessoas na Finav, no sábado, em Naviraí.

Mama – O diretor do hospital Adalberto Abrão Siufi iniciou sua palestra destacando o que é o câncer: “os cânceres são patologias onde uma determinada célula do indivíduo sofreu uma modificação no seu código genético e perdeu a capacidade de controlar sua multiplicação”.

Quanto ao câncer de mama, enfatizou a necessidade da prevenção e do auto-exame para o rápido diagnóstico da doença: “O câncer de mama é uma das maiores causas de morte em mulheres no mundo, sendo que no Brasil são diagnosticados 41 mil novos casos por ano”, falou.
Siufi fez um apelo, ainda, para que as mulheres não sintam vergonha e procurem o médico o mais rápido possível, visto que existem tratamentos com cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Completou: “O diagnóstico rápido aumenta a chance de cura e diminui o risco de sequelas”. O médico abordou, também, o câncer de colo de útero.

Aparelho digestivo – Luiz Felipe Terrazas Mendes abordou os variados tipos de cânceres do aparelho digestivo, que inclui desde a boca até o ânus (esôfago, gástrico, fígado e vias biliares, intestino delgado e grosso, pâncreas e canal anal). O médico apontou os sintomas de cada tipo de câncer, bem como os fatores de risco

Pulmão e Próstata – Por fim, o dr. Issamir Saffar abordou o câncer de pulmão e o de próstata. Sobre o câncer de pulmão, o médico apresentou os sintomas e fez uma afirmação muito severa aos fumantes: “Aqueles que têm câncer de pulmão, 95% fumam”. Quanto ao câncer de próstata, o dr. Issamir explicou o que é e onde fica a próstata, alertando quanto ao preconceito dos homens: “A partir dos 45 anos tem que fazer o exame de toque retal, pois é o único diagnóstico seguro para detecção do câncer”, falou.

O deputado agradeceu o carinho no atendimento ao convite, bem como enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Hospital do Câncer de Campo Grande. Onevan reiterou a sua vontade de realizar uma grande campanha (leilão) em Naviraí e região para contribuir com o hospital: “Infelizmente, o câncer tem aumentado o número de casos e Naviraí e o Hospital de Campo Grande tem atendido nossa população e realizado um grande trabalho”, destacou.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.