Cristovam Buarque desta Revolução Educacionista

Imagem: Senador aborda educação durante evento em Campo Grande
Senador aborda educação durante evento em Campo Grande
25/04/2009 - 07:57 Por: Fernando Ortega (DRT/MS: 34)    Foto: Assessoria

(Campo Grande – 24/04) – O senador Cristovam Buarque (DF) proferiu palestra, na noite desta sexta no Plenário da Câmara de Vereadores, abordando a Educação como saída para a crise brasileira, no que denomina “Revolução Educacionisa”. Buarque foi enfático na abertura de sua fala: “O mundo será construído pelos educadores ou será destruído por todos os outros”.

Cristovam explicou que atualmente existem dois Brasil diferentes: o da indústria mecânica e o da indústria do conhecimento. Sendo que um produz a degradação ambiental e a concentração de renda e o outro pode produzir a oportunidade para todos, que é o conhecimento. Buarque explicou que o país só alcançará esta realidade quando “os filhos dos ricos, dos parlamentares estudem na mesma escola dos filhos dos trabalhadores, porque esta escola será de qualidade”.

Para que isso seja realidade, o senador pontuou que a Educação deve ser prioridade em todos os seus estágios. Da chegada da criança aos quatro anos, passando pela formação universitária e até a transformação em grandes cientistas e pensadores: “A educação precisa chegar a todos, pois temos que escolher os melhores entre todos e não os melhores entre poucos”, sentenciou.

Nobel Brasileiro – Cristovam Buarque questionou os motivos que levam o Brasil a ter os melhores jogadores de futebol do mundo e não possuir nenhum ganhador do “Prêmio Nobel”: “Muitos dos nossos ‘Prêmio Nobel’ morreram antes de aprender a fazer as quatro operações ou antes de aprender a ler”, lamentou.

Os passos da Revolução Educacionista, segundo o senador pedetista, abrangem o professor com formação e bem pago; a escola com equipamentos modernos; e o essencial, em sua visão, que a educação seja em tempo integral: “Agora precisamos fazer isso politicamente. E o PDT é o partido mais comprometido com essa causa. É do Brizola esta frase verdadeira que diz que ‘Somente a Educação pode mudar o mundo’, complementou.

Lei Áurea – Buarque alertou a necessidade de despertar o brasileiro para a Educação e comparou as atuais políticas públicas com o período da escravidão: “Foram 40 anos entre o início dos ideais abolicionistas e a Lei Áurea. Precisamos parar de criar ‘Leis do Ventre Livre’ e fazermos de uma vez a ‘Lei Áurea’ da Educação”.

Buarque ressaltou que existem recursos suficientes para que a ‘Revolução do Educacionismo’ seja realidade. Segundo o senador são necessários R$ 7 bilhões por ano frente a um orçamento superior a R$ 2 trilhões/ano, que seriam utilizados, entre outras ações, para a contratação de 100 mil novos professores por ano: “A crise pode ser resolvida, e será resolvida com a educação”, concluiu.

O senador Cristovam Buarque palestrou para mais de 500 pessoas ligadas à Educação que lotaram o plenário da Câmara Municipal de Campo Grande. O senador foi acompanhado pelos deputados pedetistas Dagoberto Nogueira Filho, Onevan de Matos e Coronel Ivan, pelo vereador Paulo Pedra e, também, pelo deputado Rinaldo Modesto e a vereadora Professora Rose (PSDB).

Neste sábado Cristovam Buarque participará do 1º Seminário do Movimento Educacionista de Mato Grosso do Sul, no Auditório da Uems de Glória de Dourados.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.