Audiência debate políticas públicas para tratamento da anemia falciforme

Imagem: Deputado João Grandão é o propositor da audiência
Deputado João Grandão é o propositor da audiência
10/07/2018 - 13:30 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Victor Chileno

Avanço das políticas públicas para o tratamento da anemia falciforme – doença que acomete, sobretudo, os negros – será discutido em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Proposta pelo deputado João Grandão (PT), a reunião será realizada a partir das 14h30 desta quarta-feira (11) no Plenário Júlio Maia.

A anemia falciforme é uma doença crônica, que provoca dores e problemas circulatórios que podem levar à necrose de partes do corpo, como o rim ou o cérebro, e pode ser fatal. Ela acomete pessoas de todas as etnias, mas predomina entre os negros. Conforme o Ministério da Saúde, de 2% a 6% dos brasileiros têm a enfermidade; na população negra, esse índice varia de 6% a 10%.

Essa parcela – a de negros – é significativa em todo o País. Conforme a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia, no primeiro trimestre deste ano, 116,7 milhões de negros (pretos e pardos) no Brasil, o que corresponde a 56% da população total, de 208 milhões de pessoas.

Mato Grosso do Sul está no mesmo patamar de equivalência. São 1,46 milhão de negros, parcela que representa 54% dos 2,66 milhões de habitantes no Estado. Durante a audiência, está prevista palestra com a enfermeira Dra. Berenice Assumpção Kikuchi, referência nacional no tratamento da anemia falciforme. Ela falará sobre medidas para o diagnóstico precoce, recuperação e reinserção social de pacientes.

A realização da audiência atende pedido do Coletivo Mulheres Negras Raimunda L. de Brito (CMNEGRAS/MS), que buscou apoio do deputado João Grandão. “É preciso construir medidas para que essas pessoas tenham acesso ao tratamento, assistência, além do suporte aos familiares”, considerou o parlamentar.

A audiência é aberta à participação do público em geral. A Assembleia Legislativa está localizada na Avenida Desembargador José Nunes da Cunha, Parque dos Poderes, Bloco 9, Jardim Veraneio, em Campo Grande. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.