Vida Saudável: Daniela Proença fala sobre benefícios da terapia floral

Imagem: Farmacêutica Daniely Proença falou sobre tratamento floral em entrevista ao programa Vida Saudável, da Rádio ALEMS
Farmacêutica Daniely Proença falou sobre tratamento floral em entrevista ao programa Vida Saudável, da Rádio ALEMS
12/09/2022 - 17:15 Por: Lilian Veron   Foto: Dendry Rios

O programa Vida Saudável da Rádio ALEMS entrevista a terapeuta floral, a farmacêutica Daniely Proença. O tratamento floral é considerado como um instrumento suave, sutil, profundo e vibracional, com uso reconhecido em mais de 50 países e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1956, no tratamento de diversas enfermidades de ordem neuropsiquiátrica. No Brasil a utilização desse recurso terapêutico faz parte Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares desde 2006.

Daniely explica que o tratamento é natural e utiliza essências de flores. Surgiu a partir das observações e intuições do inglês Edward Bach, médico patologista, bacteriologista e especialista em homeopatia, por volta de 1930. “A gente sabe que corpo e a mente estão muito ligados, problemas que a gente vem guardando está diretamente relacionado com questões de saúde no futuro. Então a terapia é utilizada para equilibrar as emoções”, enfatiza Daniely.

Apesar de existirem fórmulas prontas dos chamados Florais de Bach em estabelecimentos comerciais, Daniely destaca que o tratamento a longo prazo precisa de um acompanhamento que começa numa consulta para que seja feito um “buquê” de essenciais especialmente para aquele paciente. “Todo tratamento quando se vai iniciar é importante procurar por um profissional que tenha especializações, que tenha passado por um treinamento, pois se trata de um medicamento. Na terapia floral existem vários profissionais capacitados em nosso estado e capazes de atender as diversas demandas”, comenta.  

Daniely enfatiza também que o tratamento floral é indicado para todas as idades, de bebês a idosos, sem contra-indicações para grávidas e é até mesmo eficaz para animais de estimação. “Temos vários casos de pets agitados, que assim que iniciam tratamento mudam o comportamento”, destaca. 

A Terapia Floral está disponível no Sistema Único de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). “No caso dos CAPS atendemos não apenas o paciente, mas toda a família”, declara.

A entrevista completa com a terapeutas floral, Daniely Proença, está na Rádio ALEMS. Confira neste link.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.