Começa debate sobre educação inclusiva

02/12/2004 - 18:52 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

Começou há pouco, com a presença de mais de 300 pessoas no Plenário Júlio Maia, a audiência pública que discute a forma de inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais no ensino de Mato Grosso do Sul. O propositor do debate, deputado Pedro Kemp (PT), disse durante o discurso de abertura que a luta pela educação inclusiva começou na época da divisão do Estado e, na década de 90, o oferecimento de vagas foi ampliado a partir de parcerias entre a Secretaria de Educação e as entidades.

<p>"Nosso debate hoje tem o objetivo de discutir melhorias para os seis mil alunos portadores de necessidades especiais. Principalmente, mostrar para as autoridades que matricular alunos na rede de ensino comum não é uma forma de inclusão educacional pois há vários tipos e graus de deficiências", proferiu Pedro Kemp citando a cartilha da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão que prevê a matrícula imediata de alunos especiais na rede pública de ensino. "É preciso saber antes se as escolas estão preparadas para receber esse público, tanto na estrutura física quanto se os professores estão capacitados para os novos alunos", destacou o parlamentar.

<p>Pedro Kemp anunciou que no final das discussões será elaborada a Carta do Mato Grosso do Sul com a posição da Assembléia Legislativa, entidades, associações e professores diante da publicação da cartilha. O documento será encaminhado à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.