Imediatismo em educação inclusiva é um erro, afirma Kemp

02/12/2004 - 22:15 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O deputado estadual Pedro Kemp (PT), presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul avaliou como positiva a audiência pública com o tema "Educação Inclusiva: O acesso dos alunos com necessidades especiais".

<p>"O debate conseguiu atingir seu objetivo maior que era tomar uma posição diante da cartilha da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadãos e unir as entidades para ponderar certos aspectos da educação inclusiva", explicou Pedro Kemp. Entre os pontos de maior discordância ele citou a efetuação de matricula imediata de crianças entre 7 e 14 anos no Ensino Fundamental de escolas regulares, além de apontar que os pais de alunos com necessidades especiais possam estar enquadrados às penalidades do Código Penal, pela prática de crime de abandono intelectual.

<p>"Não podemos deixar que isso aconteça de uma forma imposta e sem saber qual a situação do ensino público no país. Isso vai causar um prejuízo para a educação do aluno, especialmente porque a cartilha engloba todas as necessidades especiais, não destacando que existem vários graus de comprometimento que vão desde ao acesso à escola, como a possibilidade de convulsões durante a aula. Esse imediatismo é um erro. Não somos contrários à educação inclusiva, mas defensores da educação inclusiva que contemple todas as necessidades dos alunos especiais", explica o deputado.

<p>
A carta com o posicionamento de entidades do Mato Grosso do Sul será encaminhada ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Educação. Segundo o deputado, a realização de debates como o que acabou há pouco na Assembléia Legislativa estão acontecendo em diversas regiões do país. A audiência pública proposta pelo deputado Pedro Kemp contou com a presença do deputado Semy Ferraz (PT), do procurador da república, Blal Yussine Dalloul, da diretora do Departamento de Políticas Públicas de Educação Especial do Ministério da Educação, Claúdia Maffini, da superintendente de Política de Educação Especial, Onilda Ourives, da representante do Conselho Estadual das Pessoas Portadoras de Deficiência, Corina Almeida, da representante do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, Eliza Cesco e membros de entidades.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.