Hospital do Câncer usa alta tecnologia, diz deputado Jerson Domingos

29/11/2004 - 17:35 Por: Assessoria de Imprensa/ALMS   

O Hospital do Câncer de Campo Grande está trabalhando com alta tecnologia para o tratamento da doença. A entidade, que atende doentes do Sistema Único de Saúde (SUS), adquiriu o software CAT 3D, que otimiza o tratamento e protege as áreas que não estão doentes. O sistema, basicamente, faz o desenho da região doente para que haja melhor aplicação do tratamento da radioterapia. “Detectamos o tumor e com a tecnologia fazemos um desenho do local afetado e tratamos diretamente, sem que haja perdas para as regiões saudáveis do órgão”, explicou a médica Eva Siufi Amaral, responsável pelo setor de radioterapia do Hospital do Câncer. O novo sistema é composto pelo software e o acelerador, que faz o tratamento da radioterapia.

Neste cenário, o deputado estadual Jerson Domingos (sem partido) se comprometeu a disponibilizar R$ 150 mil dos recursos da emenda parlamentar de 2005 para o Hospital do Câncer de Campo Grande. A intenção do deputado é ampliar a participação de outros parlamentares em prol do hospital que hoje, só no setor de radioterapia, atende cerca de 60 pessoas diariamente, que são encaminhadas pelo SUS.

Jerson Domingos propôs à equipe médica da entidade uma reunião com ele e os deputados Londres Machado (PL) e Zé Teixeira (PFL), que deve ocorrer na próxima semana, para viabilizar uma verba de R$ 400 mil reais. Com participação destes parlamentares, o deputado Jerson espera ampliar os recursos para a entidade.

Com o recurso, o hospital pretende reformar o prédio e construir o Centro de Diagnóstico. Hoje, a entidade realiza apenas os exames de mamografia e raios X. “Com o Centro de Diagnóstico, vamos poder ser referência em tratamento e em diagnóstico no Estado”, explicou Eva Siufi.
Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.