Fetems busca apoio da bancada do PT em defesa do piso nacional dos professores

Imagem:
27/04/2009 - 15:20 Por: Adriana Orrico - Assessoria de Imprensa Deputado Amarildo Cruz (PT)    Foto: Adriana Orrico

Em defesa do cumprimento do Piso Nacional do Magistério, ainda desrespeitado pela maioria das prefeituras do Estado, parlamentares do PT reuniram-se com diretores da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul na manhã desta segunda-feira, dia 27, na sede da instituição, em Campo Grande.

Participaram das discussões os deputados estaduais Amarildo Cruz e Pedro Teruel, o deputado federal Antônio Carlos Biffi e o senador Delcídio do Amaral.

Eles ouviram as reivindicações da categoria que busca apoio da bancada petista para cobrar o julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4.167 contra a Lei do Piso, movida por quatro governadores, inclusive o de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB).

“Nós queremos o apoio da bancada federal para intervir nesta questão a favor dos professores”, acrescentou o secretário geral da entidade, Ademir Cerri. Ele informou ainda que a classe tem a intenção de implantar um plano de carreira que contemple também os funcionários das escolas.

Segundo a direção da Fetems, na última sexta-feira a categoria entregou um documento à Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) reivindicando que todas as 78 prefeituras do Estado adotem o piso nacional da educação.

A lei n°11.738, que criou o piso no valor de R$ 950, deve ser cumprida em todo País até 2010. A partir de janeiro deste ano, os estados e municípios já devem buscar alcançar o valor, que também será adotado para o pagamento dos benefícios dos aposentados.

O piso também foi o centro das discussões da 10ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que resultou em uma série de manifestações por todo o país na semana passada. Em Campo Grande, cerca de 3 mil professores participaram de uma passeata no centro da cidade.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.