Aquidauana: Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja viabilizam reforma de unidade de saúde

Imagem: Fauzi Suleiman, Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja
Fauzi Suleiman, Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja
09/06/2009 - 17:08 Por: Alcindo Rocha e Kelly Venturini - ass. deps. Marcio Fernandes e Reinaldo Azambuja    Foto: Alcindo Rocha

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Santa Terezinha, em Aquidauana, vai passar por uma reforma geral a partir do segundo semestre deste ano. Os recursos para a obra foram viabilizados pelos deputados estaduais Marcio Fernandes, que é vice-líder do governo, e Reinaldo Azambuja (ambos do PSDB), que preside o diretório regional tucano.

O governador André Puccinelli (PMDB) disse há poucos dias em reunião com os parlamentares estaduais na Assembleia Legislativa que as emendas parlamentares para 2009 e demais ações do governo seriam liberadas a partir de julho. A expectativa do prefeito de Aquidauana, Fauzi Suleiman (PMDB), é de que a reforma comece em agosto.

Fauzi espera para agosto o lançamento da obra para coincidir com a comemoração dos 117 anos de criação do município de Aquidauana, celebrado no dia 15 de agosto. Fauzi lembrou que o prédio já estava mesmo precisando de reforma.

A UBS da Vila Santa Terezinha é um das mais importantes do município pela densidade demográfica da região em que está localizada. Segundo o prefeito, a UBS fica no bairro mais populoso da cidade, com cerca de 10 mil pessoas.

O deputado Marcio Fernandes destacou a importância do investimento no setor de Saúde para os aquidauanenses. “A reforma é importante para melhorar as condições de atendimento da população de Aquidauana, ainda mais sabendo da quantidade de pessoas que está sendo atendida. Ou seja, a Unidade já atende muitas pessoas, agora vai também [depois da reforma] permitir um atendimento melhor”, disse Marcio Fernandes.

Para o deputado Reinaldo Azambuja, a saúde pública tem que melhorar em diversos aspectos. Além de compartilhar suas emendas para esse tipo de obra, Azambuja colocou recentemente em tramitação na Assembleia um projeto que visa priorizar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas com doenças em estado avançado, idosos e gestantes. “O atendimento, a estrutura, o numero de médicos, de leitos, tudo precisa ser melhorado”, disse Azambuja.

As emendas parlamentares e ações do governo contemplam os setores da Saúde, Educação e Assistência Social. Cada deputado tem direito a R$ 500 mil para emendas e mais a mesma quantia para ações do governo. Os recursos estão previstos no Orçamento Estadual e são aplicados pelo Executivo.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.