Cristovam Buarque participa de Seminário Educacionista no Estado

Imagem: Onevan participou de palestra de Cristovam Buarque
Onevan participou de palestra de Cristovam Buarque
27/04/2009 - 14:42 Por: Fernando Ortega (DRT/MS: 34)    Foto: Assessoria

(Assembléia Legislativa – 27/04) – O senador Cristovam Buarque (DF) foi a grande atração do 1º Seminário Educacionista de Mato Grosso do Sul, realizado em Glória de Dourados, no último sábado. Organizado pelo Movimento Educacionista, o evento contou com a presença do deputado estadual Onevan de Matos, prefeitos, vereadores e educacionistas. O vereador Roberto Protético e o ex-diretor do Detrat, Ramão Joelson Farias, representaram Amambai.

Buarque reiterou a força e a necessidade da educação para a transformação da sociedade brasileira. O senador frisou que a educação é uma linha interminável, sendo um passaporte para o ser humano e um bilhete de loteria premiado: “É uma riqueza diferente, pois quanto mais se dá, mais se tem”, declarou.

Críticas – O senador destacou que por mais humilde que seja o trabalho, é exigido preparação e formação do cidadão, exemplificando com um aparelho celular que sem conhecimento a pessoa não consegue manuseá-lo. Buarque sentenciou: “Nós ainda conseguimos viver sem a educação, mas nem nossos filhos e nem o mundo conseguirão”.

Cristovam Buarque lamentou que culturalmente a educação não seja prioridade no Brasil, sendo encarada como ‘caderneta de poupança’ para muitos. Outro ponto abordado pelo educacionista é a falha política brasileira: “Quando o assunto envolve ricos, as coisas são resolvidas; quando envolve pobres, não são. Se analfabetismo fosse contagioso, já teria sido erradicado, como já foi erradicada a paralisia infantil”.

PROUNI – Outra importante ponderação que Buarque fez foi sobre o Prouni, programa que projetou quando era ministro da Educação: “Era para ser um programa educacional, hoje é um programa social. Precisávamos investir na formação de professores e que os beneficiários tivessem a responsabilidade de cumprirem uma carga horária como alfabetizadores de adultos”, destacou.

Ao finalizar sua palestra, Buarque explicou que o analfabetismo pode ser vencido em quatro anos, durante um mandato de presidente da República e deixou uma mensagem muito forte: “O mundo será construído pelos educadores ou será destruído por todos os outros”.

Amambai – Roberto Protético achou a palestra muito significativa e, com o apoio do deputado Onevan de Matos, convidou o senador Cristovam Buarque para estar em Amambai ainda neste ano: “Estamos animados, ele disse que vem a Amambai com satisfação. Precisamos achar um espaço em sua agenda, pois será de grande importância para nossos professores e estudantes”, falou o vereador.
As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.